Esta semana! Oettinger se viu novamente sob os holofotes — desta vez! após revelações de que ele voou para Budapeste em maio no avião particular de um empresário alemão! Klaus Mangold! para se encontrar com o primeiro-ministro húngaro! Viktor Orbán.
Mangold! vice-presidente da ! tem conexões tanto com o governo húngaro — ele é consultor de um projeto nuclear multibilionário conhecido como Paks II — quanto com o Kremlin. (Ele às vezes é chamado de Sr. Rússia na imprensa alemã.)
Oettinger não fez nada de errado! diz a Comissão: As reações que o Playbook ouviu de funcionários públicos húngaros e autoridades do Parlamento em resposta à aparência de uma violação ética podem ser melhor descritas como espanto. Mas a Comissão apoia seu homem. “Isso está dentro de nossas normas”! insistiu o porta-voz da Comissão! Margaritis Schinas.
A Comissão argumentou que o
voo não foi um presente! mas um “meio de transporte” e que foi oferecido por um governo! não por um lobista. A Comissão também disse que! apesar de durar 90 minutos em um espaço privado! o voo não Dados recentes de números de telefone celular constituiu uma reunião reportável.
Mas as sobrancelhas se ergueram pelo fato de que a Comissão! entretanto! havia encerrado sua investigação de contratação pública do Paks II! o projeto nuclear multibilionário que está no centro da controvérsia.
Aprovação silenciosa da UE de acordo nuclear de € 10 bilhões com a Hungria:
Poucos estavam cientes da decisão
Do Paks II porque! apesar da Neste cas o Conselho Europeu deverá decidir sobre medidas proeminência da investigação! a decisão foi deixada de fora do comunicado de imprensa da Comissão sobre as principais decisões de infração na quinta-feira . A decisão pode ser encontrada apenas no registro oficial de casos .
Resultado: a Comissão pareceu obscurecer Listas de Taiwan uma decisão que provavelmente seria de interesse de jornalistas e observadores externos.
O Playbook ouve: Em uma reunião de figuras Europa no banco de importantes do Partido Popular Europeu esta semana! Selmayr enviou uma mensagem clara aos seus colegas de partido: Oettinger deve ser defendido a todo custo.